Nos contate pelo Whatsapp

Este site utiliza cookies para coletar informações sobre como os nossos visitantes usam nosso site. Estas informações nos ajudam a proporcionar a você a melhor experiência possível, personalizar o conteúdo que oferecemos e apresentar ofertas adequadas aos seus interesses. Para mais informações sobre o uso que fazemos dos cookies, acesse a nossa Política de Privacidade. Ao continuar no site consideramos que você concorda com isso..

Volkswagen Meteor terá controle de velocidade de cruzeiro preditivo

Criado em 28/03/2024

Volkswagen Meteor já está sendo testado pela engenharia e clientes da marca com controle de cruzeiro preditivo (CCP), piloto automático que garante mais economia de diesel

 

Volkswagen Meteor vai ganhar controle de velocidade de cruzeiro preditivo (CCP). Ou seja, um recurso eletrônico que integra navegador GPS e câmbio automatizado. Assim, pode antecipar, de forma automática, as condições da via à frente, incluindo a topografia, como subidas e descidas. Com isso, o caminhão pode, por exemplo, escolher a marcha mais adequada sem intervenção do motorista. Para isso, o conjunto inclui a transmissão ZF Traxon. Trata-se do mesmo câmbio que equipa a linha de caminhões DAF XF. Segundo a marca holandesa, o sistema identifica a topografia com 2 km de antecedência. Mesmo que o caminhão nunca tenha passado pelo local. Como resultado, na linha DAF a redução de consumo de diesel chega a 3%.

Assim, o sistema também pode controlar a rotação do motor. Com isso, há redução também do nível de emissões de poluentes.

Os testes com caminhões Volkswagen Meteor com o CCP estão bem adiantados. E ocorrem em operações reais de clientes da marca. Porém, a fabricante não informou quando o recurso estará disponível. Seja como for, isso deve ocorrer juntamente com as atualizações dos motores da linha de caminhões pesados.

Ou seja, provavelmente no segundo semestre. Isso porque as normas do Proconve P8, equivalentes ao Euro 6, entrarão em vigor no dia 1º de janeiro de 2023. Caminhões menores de até 3,5 t de PBT, como o Delivery Express+ já está enquadrado nas novas regras.