Nos contate pelo Whatsapp

Este site utiliza cookies para coletar informações sobre como os nossos visitantes usam nosso site. Estas informações nos ajudam a proporcionar a você a melhor experiência possível, personalizar o conteúdo que oferecemos e apresentar ofertas adequadas aos seus interesses. Para mais informações sobre o uso que fazemos dos cookies, acesse a nossa Política de Privacidade. Ao continuar no site consideramos que você concorda com isso..

Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora avanço em indicadores ambientais

Criado em 19/04/2024

A Volkswagen Caminhões e Ônibus já é referência quando se fala em veículos mais sustentáveis, especialmente graças ao e-Delivery, primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e produzido no país. No entanto, dentro de sua fábrica localizada em Resende (RJ), todos os processos também são pensados para a preservação ambiental. Nos últimos três anos, a montadora diminuiu em 50% o consumo de água, de energia elétrica e também do volume de resíduos gerados, por veículo produzido, em sua operação.

Uma série de ações culminou nesse resultado, que vem ao encontro da adesão da Volkswagen Caminhões e Ônibus ao Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU), a maior iniciativa corporativa global para alinhamento de estratégias a objetivos comuns de desenvolvimento sustentável.

A montadora, por exemplo, remapeou todo o sistema hídrico da fábrica para torná-lo mais eficiente, aumentou a destinação de resíduos para reaproveitamento e também adotou um novo sistema de iluminação com lâmpadas de LED. Em outra frente, reforçou seu compromisso com a economia circular, em que reavalia de forma contínua toda a lógica de produção e consumo, e firmou um acordo de cooperação com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para avançar nesse conceito.

“Estamos sempre alertas nas oportunidades para reduzir o impacto ambiental de nossas atividades. Essa filosofia de preservação está no nosso código de conduta e também entre os principais valores da Volkswagen Caminhões e Ônibus com o respeito à natureza. As iniciativas são contínuas e buscaremos sempre essa evolução dos indicadores”, declara Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Como forma de comemorar esses avanços, a VWCO aproveita o mês do meio ambiente para desenvolver uma série de atividades com a comunidade. Em Resende, fará uma oficina de reciclagem com crianças da comunidade Emaús. Já em seu centro de distribuição de peças, localizado em Vinhedo, convida os colaboradores a plantar mudas de árvores em seu território.

E as boas práticas ultrapassam fronteiras: em Querétaro, cidade que abriga sua fábrica no México, a VW Caminhões e Ônibus fechou uma parceria com escola infantil próxima para realização de um evento na semana do meio ambiente. Contará com a presença de profissionais da empresa no país, parceiros e alunos para implementação de coleta seletiva no local, além da doação de contêineres para resíduo reciclável e plantio de mudas de árvores frutíferas.